Ela é leve, pequena e útil, mas pode acabar contaminando o solo e a água, prejudicando agricultura e hidrografia de um local. Estamos falando da pilha, é claro. Uma fonte de energia portátil presente em todos os lugares, desde controles remotos a máquinas fotográficas. Pilhas e baterias são apenas dois dos muitos exemplos de materiais que são descartados incorretamente.
A verdade é que não adianta planejar e executar um evento 100% sustentável sem considerar o correto descarte de resíduos sólidos. Em outras palavras, o lixo! As lixeiras de recicláveis e orgânico são básicos em qualquer evento, mas é preciso lembrar da lixeira para o descarte de materiais especiais. Para descartar pilhas e baterias de forma adequada é preciso separar o lixo tóxico do restante, facilitando assim a coleta e o armazenamento em aterros especiais.
Afinal de contas, as pilhas e baterias são classificadas como resíduos perigosos por possuírem metais pesados (cádmio, chumbo e mercúrio) altamente tóxicos e não biodegradáveis em sua composição.
Mas como fazer isso no seu evento? Uma ideia é, após o evento, recolher o lixo especial e encaminhar aos fabricantes que serão responsáveis pelo descarte definitivo em aterros sanitários licenciados. Outra dica é aproveitar que alguns bancos e instituições, preocupados com o meio ambiente, também oferecem postos de coleta e realizam campanhas de arrecadação de lixo eletrônico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário